quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

GUATEMALA




DECLARAÇAO DE GUATEMALA Seminário
“Igualdade, Justiça e Equidade... Mulheres por uma vida livre de racismo e discriminação”
1. Que hoje, já entrado o Século XXI e no âmbito do complexo contexto da globalização, as meninas, as mulheres jovens, adultas e idosas, permanecem em um sistema de discriminação por etnia, gênero e classe. Que as múltiplas descriminações se manifestam nos âmbitos da educação, da cultura, do trabalho, da saúde, da cidadania, da vida familiar e política. E afetam especialmente a mulheres indígenas e afrodescendentes do mundo, mulheres com diversas identidades sexuais, mulheres que vivem desarraigo nacional e cultural.
2. Que o racismo e a discriminação contemporânea têm antecedentes na historia do colonialismo e da escravidão.3. Que estas múltiplas discriminações são uma violação aos direitos humanos, aos princípios de igualdade humana e às liberdades fundamentais das pessoas, e em especial são una violação aos direitos à educação de meninas, jovens e adultas.
4. Que a Terceira Conferencia Mundial das Nações Unidas contra o Racismo, aDiscriminação, a Xenofobia e outras formas conexas de Intolerância(Durban 31 de agosto a 7 de setembro) é uma oportunidade para estabelecer medidas que contribuam para a superação da problemática estrutural e histórica que afeta especialmente às mulheres.

Nenhum comentário: